De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, somente em 2021 foram analisados cerca de 1,5 milhão de novos usuários de planos de saúde no Brasil. Assim, do total de 34 milhões de beneficiários, cerca de 8 milhões correspondem à categoria de plano de saúde individual. Nesse sentido, o crescimento mais expressivo ocorreu na faixa etária de 39 a 43 anos, representando uma alta de 7,12%. Então, isso mostra que cada vez mais pessoas estão em busca de atendimento médico de qualidade e agilidade, o que pode ser encontrado a partir dos planos de saúde.
O que é um plano de saúde individual?
Assim como o próprio nome indica, o plano de saúde individual é contratado por uma pessoa física diretamente com a empresa operadora de planos. Aliás, nessa forma de contratação também se enquadram os planos de saúde familiar e odontológico.
Ao contrário do plano empresarial, esta modalidade permite contratar um convênio de saúde sem que haja a necessidade de uma instituição fazer a intermediação entre a pessoa e a operadora.
Enfim, esse plano é uma boa alternativa para qualquer pessoa que pretende ter segurança em casos de atendimento médico rotineiro ou emergencial. Ou ainda, que deseja investir em tratamentos para cuidar da própria saúde e bem-estar, com preços que cabem no bolso.
Como funciona o plano de saúde individual?
Com certeza, o plano de saúde individual possui algumas características que o diferenciam das demais modalidades. A seguir, descubra como funciona este plano de saúde na prática:
Adesão livre
Ao contrário do plano de saúde empresarial, o plano de saúde individual não exige uma relação empregatícia. Nesses casos, o funcionário deve aceitar o convênio de saúde que a empresa escolher.
Em contrapartida, o plano de saúde individual garante mais liberdade de escolha. Principalmente, porque a pessoa fica livre para avaliar e optar pela melhor operadora, que melhor atenda às necessidades próprias.
Período de carência
Aliás, uma dúvida de muitas pessoas quanto ao plano de saúde individual é em relação ao período de carência. De maneira geral, esse período refere-se ao tempo que a pessoa precisa esperar para começar a utilizar os benefícios do plano após a contratação. Então, a ANS regulamenta os prazos máximos de carência, que são:
- Atendimento de urgência: 24 horas;
- Exames simples e consultas médicas: 30 dias;
- Intervenções cirúrgicas e internação: 180 dias;
- Exames complexos: 180 dias;
- Parto: 300 dias.
Cobrança realizada diretamente ao consumidor
Geralmente, nos planos empresariais a empresa fica responsável por pagar à operadora o plano contratado, parcial ou integralmente. Assim, é feito um desconto na folha de pagamento do funcionário. Porém, no plano individual, a operadora cobra diretamente do próprio beneficiário do convênio. Dessa forma, é possível contar com diferentes formas de pagamento, fator que também varia de acordo com cada operadora.
Cobertura conforme o contrato
Outra vantagem do plano de saúde individual é a liberdade para escolher um convênio que realmente seja eficiente em cobrir as demandas específicas do contratante em relação aos serviços médicos.
Quer receber uma cotação
de Plano de Saúde Individual?
Dessa forma, nos planos de saúde existem três tipos de cobertura:
Plano de saúde ambulatorial
Aqui, os principais direitos do beneficiário são as consultas médicas em clínicas e a realização de exames em laboratórios. Porém, apenas nos estabelecimentos cadastrados à operadora.
Inclusive, nos casos de emergência, o plano é responsável por cobrir apenas as primeiras 12 horas de atendimento. Então, custos como internação ou procedimento complementares são cobrados do próprio paciente.
Plano de saúde completo
Por fim, o plano de cobertura completa inclui os benefícios não só da cobertura ambulatorial, mas também hospitalar em um único plano de saúde. Neste caso, o contratante também pode optar pela cobertura obstétrica.
Plano de saúde hospitalar
Já o plano hospitalar é responsável por cobrir necessidades em questão de urgência, incluindo as internações hospitalares sem tempo determinado. Portanto, o foco não são consultas eletivas.
Então, as principais coberturas desta modalidade, são:
- Cirurgias;
- Internação;
- Parto;
- Pronto-socorro.
Enfim, o plano de saúde individual hospitalar oferece um excelente custo-benefício para o contratante, visto que cobre procedimentos que costumam ser mais caros. Também vale ressaltar a possibilidade de ser atendido em hospitais renomados, o que permite mais conforto e segurança durante o tratamento.
Quando ter um plano de saúde individual?
“Por que contratar um plano de saúde, se eu não vou ao médico com frequência?”
Embora esse seja um pensamento comum, muitas pessoas enganam-se ao refletirem dessa forma. Na verdade, o plano de saúde individual é uma segurança de que você terá assistência médica rápida e de qualidade sempre que precisar. Afinal, com a saúde não se brinca!
Por exemplo, imagine que você precise fazer uma cirurgia de emergência. Ou ainda, que o seu filho precise de um atendimento no pronto-socorro. Também, o plano de saúde individual é bastante vantajoso nos casos de tratamento de alguma patologia crônica, que exija consultas e exames frequentes.
Enfim, o plano de saúde individual pode ser contratado em qualquer fase da vida. Não apenas idosos que precisam de acompanhamento médico frequente, mas também adultos e jovens que desejam conquistar a longevidade com saúde. Ou ainda, que pretendem economizar com despesas médico-hospitalares.
Quer receber uma cotação
de Plano de Saúde Individual?
Vantagens do plano de saúde individual
Sem dúvida, a saúde é um assunto sério e deve ser uma prioridade. Então, o plano de saúde é um investimento que garante tranquilidade e comodidade no momento de cuidar do bem-estar.
A seguir, confira as principais vantagens desse investimento:
Acesso facilitado
Cobertura personalizada
Atendimento em boas clínicas e hospitais
Segurança para os momentos de emergência
Realização de exames em curto prazo de tempo
Reajustes menores
Portabilidade (transferir-se para outro plano sem esperar novo prazo de carência)
Qual é o melhor plano de saúde individual: o que considerar na escolha?
Porém, como existem diferentes operadoras e que oferecem opções de planos bastante específicos, é fundamental atentar-se a alguns fatores no momento de escolher o plano de saúde ideal. A seguir, veja algumas dicas:
Outra dica importante é analisar o perfil do contratante. Afinal, muitas pessoas contratam planos de saúde não só para si mesmas, mas também para o filho, esposo/esposa, pai/mãe ou até mesmo avô/avó. Além de considerar a faixa etária (geralmente os idosos exigem consultas e exames com mais frequência), é necessário analisar o gênero do contratante.
Por exemplo, no caso de mulheres que desejam ter filhos, o ideal é buscar por um plano que tenha a cobertura de obstetrícia. Em contrapartida, homens que pretendem tratar doenças específicas, como o câncer de próstata, o ideal é buscar por planos que cobrem parcial ou integralmente a cirurgia.
Escolha o seu plano de saúde individual
Quer receber uma cotação
de outra Companhia?
Qual o valor de um plano de saúde individual?
Normalmente, o preço é um fator determinante na hora da pessoa contratar (ou não) um plano de saúde. Na verdade, existem algumas condições que podem interferir nesse processo. Por exemplo, quanto mais abrangência, benefícios, rede credenciada e valor de reembolso, maior será o valor final do plano.
Em média, os planos individuais estão disponíveis a partir de uma mensalidade de R$255. Mas atenção: essa é apenas uma estimativa, considerando todas as opções.
Inclusive, os valores podem sofrer alterações a qualquer momento e, em algumas vezes, sem aviso prévio por parte da operadora de saúde. Por isso, o mais indicado é contratar por meio de uma empresa especializada em consultoria de planos de saúde. Assim, você não errará na escolha e terá assistência profissional, de modo que o plano não saia do orçamento e nem fique abaixo das suas expectativas.
Como adquirir um plano de saúde individual?
A saber, a Equilíbrio Benefícios é uma consultora de planos de saúde com mais de 27 anos de experiência. Inclusive, trabalhamos com as melhores e mais renomadas operadoras de saúde disponíveis no País.
Com certeza, o nosso principal diferencial é que realizamos uma consultoria totalmente humanizada e personalizada para oferecer a você o plano de saúde mais adequado. Por isso, procuramos entender as necessidades, preferência e, sobretudo, a situação financeira de cada pessoa. Acima de tudo, nosso propósito é te ajudar a cuidar da saúde e conquistar mais bem-estar através dos planos de saúde.
Enfim, sabemos que contratar um plano individual não é uma tarefa fácil. Assim como você percebeu, existem diversas operadoras e alguns fatores que devem ser considerados no momento da escolha. Por isso, estamos aqui para deixar essa jornada mais fácil, econômica e vantajosa para você, de forma a garantir proteção também a quem você ama.
Por que escolher a Equilíbrio Benefícios?
Planos que cabem no bolso
Trabalhamos com as melhores operadoras para garantir que você encontre o melhor preço e vantagens. Também para PME e CNPJ.
Diversidade de planos
Contamos com inúmeras modalidades de planos. Não apenas individual e empresarial, mas também familiar e odontológico.
Qualidade em saúde
Trabalhamos com empresas que são referência nacional na área da saúde, garantindo serviços completos aos beneficiários.
Experiência no mercado
Há mais de 27 anos prestamos consultoria especializada, montando propostas personalizadas para cada cliente.
Quer receber uma cotação
de Plano de Saúde Individual?
Dúvidas Frequentes
Nós podemos te ajudar
RECEBA UMA COTAÇÃO
Realizamos um trabalho consultivo para entender seu tempo, necessidades, preferências e situação financeira antes de propor a solução mais adequada em planos de saúde.
Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato.