Equilíbrio Benefícios

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, atualmente há mais de 50 milhões de brasileiros que são beneficiários de planos de saúde no País. Dentre eles, cerca de 6,3 milhões optam pelo modelo de plano de saúde por adesão. Inclusive, este é um dos tipos de contrato que mais cresce no Brasil, principalmente porque apresenta valores mais atrativos em relação às demais modalidades.

plano de saúde por adesão

O que é um plano de saúde por adesão?

De maneira geral, essa é uma modalidade de plano de saúde adquirida por um grupo de pessoas, filiadas a uma entidade de classe. Entretanto, o plano de saúde por adesão funciona de maneira bastante semelhante a um plano de saúde individual. Ou seja, permite acesso a diversos serviços, como exames, consultas, cirurgias e internações.

Aliás, a compra de plano de saúde por adesão só pode ser feita por uma pessoa jurídica. Assim, os usuários que se beneficiarão precisam ter filiação a uma entidade de classe, como sindicatos, associações, conselhos profissionais, grupos estudantis, dentre outros. 

Geralmente, os planos de saúde por adesão não apresentam carência, visto que a maioria dos sindicatos já possuem contratos consolidados e que abrangem um número expressivo de beneficiários. Porém, a exceção é apenas para os grupos com menos integrantes, de modo que esse prazo não se aplica àqueles que ingressarem no plano em até 30 dias da assinatura do contrato ou no aniversário de contratação do plano.

Como funciona o plano de saúde por adesão?

Então, a contratação de planos de saúde por adesão é feita pela própria entidade de classe. 

Ou seja, os grupos como sindicatos ou associações, são responsáveis por entrar em contato com as empresas consultoras em planos de saúde a fim de negociar um contrato único, com validade coletiva. Depois de ter o contrato firmado, todas as pessoas vinculadas à entidade em questão poderão aderir ao plano de saúde. 

Em relação aos benefícios oferecidos pelo plano, eles variam de acordo com o convênio e a cobertura escolhida. Assim como falamos anteriormente, na maioria das vezes os serviços e abrangência geográfica funcionam como em um plano individual.

Quer receber uma cotação
de Plano de Saúde por Adesão?

Quem pode contratar o plano por adesão?

De acordo com as regras da Agência Nacional de Saúde Complementar – ANS, podem contratar planos coletivos por adesão:

  • Conselhos profissionais e entidades de classe que exijam registro para o exercício da profissão. Por exemplo: CREA, OAB, CREFITO, CRECI, dentre outras.
  • Sindicatos, centrais sindicais e as respectivas federações e confederações. Por exemplo: Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Motoristas, etc.
  • Cooperativas de profissionais e empreendedores em profissões e áreas de atuação regulamentadas, como as Cooperativas de Costureiras, Cooperativas de Profissionais Liberais, Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem.
  • Associações profissionais legalmente constituídas com pelo menos um ano de atuação.

Além disso, o plano de saúde por adesão se estende a profissionais autônomos, desempregados ou aposentados, independentemente de terem ensino superior. Desde que o vínculo com a entidade de classe seja mantido.

Quer receber uma cotação
de Plano de Saúde por Adesão?

Vantagens do plano de saúde por adesão

Sem dúvida, o plano de saúde por adesão é extremamente vantajoso para o beneficiário. A seguir, confira os principais motivos para optar por esse modelo de plano de saúde:

Preço

Basicamente, o plano por adesão funciona da seguinte forma: quanto mais pessoas estiverem pagando pelo plano, mais barato ele será. Afinal, o custo de toda a utilização do plano de saúde (chamado de sinistralidade) não é averiguado por pessoa, mas sim pelo total dos segurados. Então, como geralmente são muitas pessoas, os preços se tornam mais atraentes.

Outro fator que torna o plano de saúde por adesão mais acessível é que a modalidade não é controlada pela Agência Nacional de Saúde. Portanto, os reajustes não são baseados nos índices da ANS e sim pela sinistralidade da carteira. Assim, o planejamento dos beneficiários para os reajustes se torna mais fácil.Visto que a data da atualização do valor ocorre em um mês combinado previamente.

Inclusão de dependentes

De acordo com a Lei dos Planos de Saúde, o plano de saúde por adesão permite a inclusão de dependentes até o terceiro grau de parentesco consanguíneo. Assim como cônjuges ou companheiros.

Carência

Também, o plano de saúde por adesão não possui carência. Desde que o contrato tenha sido firmado nos últimos 30 dias ou caso a entidade de classe possua mais de 30 integrantes. Portanto, você não precisa esperar muito tempo para usar o plano, seja para consultas ou procedimentos em geral. 

Afinal de contas, a modalidade do plano engloba um número maior de beneficiários. Portanto, o prazo para começar a utilizar o benefício diminui, e em alguns casos, a carência chega a ser zero.

Coparticipação

Assim como nos demais planos, o plano de saúde por adesão também pode ser contratado a partir da modalidade de coparticipação. Ou seja, além da mensalidade, o beneficiário pode ficar responsável por pagar uma porcentagem sobre cada serviço utilizado. Portanto, o plano por adesão é extremamente versátil, de acordo com as necessidades de cada contratante.

Qual a diferença entre plano de saúde individual, plano de saúde por adesão e o plano de saúde empresarial
Porém, como existem diferentes operadoras e que oferecem opções de planos bastante específicos, é fundamental atentar-se a alguns fatores no momento de escolher o plano de saúde ideal. A seguir, veja algumas dicas:

Escolha o seu plano de saúde por adesão

Quer receber uma cotação
de outra Companhia?

Como adquirir um plano de saúde por adesão?

Certamente, para poder aderir a esse tipo de plano é necessário fazer parte de uma entidade representativa, seja ela setorial ou de classe. 

Então, se você faz parte de uma associação, normalmente os próximos passos serão:

  1. Pesquisar se a entidade tem algum contrato ativo para adesão;
  2. Verificar as regras de elegibilidade;
  3. Preencher os formulários solicitados e fazer o envio de documentos de titular e dependentes.

Inclusive, as etapas seguintes são as mesmas da contratação de qualquer plano de saúde. Ou seja, você deve analisar as necessidades e encontrar o plano que contemple o que você precisa. Mas, para deixar o processo de contratação mais fácil e seguro, o mais indicado é contar com uma empresa consultora em planos de saúde. 

Aqui na Equilíbrio fazemos todas as etapas do processo e mostramos para você as melhores opções de plano de saúde coletivo para atender a sua necessidade!

Por que escolher a Equilíbrio Benefícios?

Planos que cabem no bolso

Trabalhamos com as melhores operadoras para garantir que você encontre o melhor preço e vantagens. Também para PME e CNPJ.

Diversidade de planos

Contamos com inúmeras modalidades de planos. Não apenas individual e empresarial, mas também familiar e odontológico.

Qualidade em saúde

Trabalhamos com empresas que são referência nacional na área da saúde, garantindo serviços completos aos beneficiários.

Experiência no mercado

Há mais de 27 anos prestamos consultoria especializada, montando propostas personalizadas para cada cliente.

Quer receber uma cotação
de Plano de Saúde por Adesão?

Dúvidas Frequentes

De fato, é difícil definir o valor exato de um plano de saúde por adesão, sem antes fazer uma cotação com uma operadora especializada. Afinal, existem três fatores principais que devem ser levados em consideração: 

  1. A mensalidade da operadora, que é definida pela faixa etária dos beneficiários, abrangência, cobertura e tipo do plano de saúde escolhido;
  2. A taxa de inclusão, que possui o mesmo valor da primeira mensalidade;
  3. A contribuição para o sindicato, que depende de cada entidade de classe.

Geralmente podemos dizer que os valores dos planos por adesão estão na média de R$282. Mas atenção: essa é apenas uma estimativa, visto que existem diversos fatores que interferem no preço da mensalidade. 

Inclusive, os valores também podem sofrer alterações. Por isso, o mais indicado é contratar por meio de uma empresa especializada. Assim, você não errará na escolha e terá assistência profissional, de modo que o plano não saia do orçamento e nem fique abaixo das suas expectativas.

Certamente, os planos coletivos possuem carências reduzidas, de modo que alguns serviços podem ser utilizados imediatamente após a contratação. 

Portanto, diferente dos planos individuais, no plano de saúde por adesão na maioria das vezes você terá acesso imediato aos serviços. Por exemplo, exames, consultas e internações. De fato, isso é bastante vantajoso para situações de urgência e emergência!

Porém, nesse tipo de plano o tempo de carência para parto costuma não ser abatido. Por isso, antes de utilizar os serviços é importante você analisar as condições de carência preexistentes no contrato. 

Decerto, essa é uma dúvida bastante comum para a maioria dos interessados. A saber, a cobertura do plano de saúde por adesão varia de acordo com a operadora e o modelo de plano escolhido pela entidade de classe da qual o beneficiário faz parte. Por exemplo, o plano por adesão pode ter cobertura de serviços em nível ambulatorial, hospitalar ou completo, incluindo assistência obstetrícia.

Nós podemos te ajudar

RECEBA UMA COTAÇÃO

Realizamos um trabalho consultivo para entender seu tempo, necessidades, preferências e situação financeira antes de propor a solução mais adequada em planos de saúde.

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato.

    AN